Para Empreendedor• Como conseguir Investimento Anjo
|
Cuidados e recomendações importantesSempre que tiver alguma dúvida sobre a seriedade ou comprometimento do investidor anjo, busque referências de outros empreendedores e investidores anjo da sua confiança. Existem muitos bons investidores anjo, no entanto, alguns cuidados são necessários.
Lembramos que o investidor anjo em nunca cobra qualquer valor do empreendedor para avaliar seu negócio, nem para efetuar o investimento, assim, desconfie de qualquer solicitação neste sentido.
O empreendedor não deve pagar qualquer valor antecipado a qualquer pessoa que se diga investidor, intermediário ou agente que venha com a promessa de investimento em troca de pagamentos antecipados. Cuidado com golpes e promessas irreais! Se a pessoa se apresentar como um consultor ou "advisor", o empreendedor deve verificar suas referências, certificar-se de sua idoneidade e saber qual trabalho ele irá efetivamente prestar. Não se deve acreditar em afirmações do tipo "garanto que irei conseguir investimento para você". Investimento anjo é sempre feito em troca de participação societária, podendo ser utilizado contratos conversíveis (mútuo/divida/opções) com previsão de troca futura por quotas ou ações, mas com garantia apenas das próprias quotas ou ações; nunca mediante aval/fiança pessoal ou garantias reais (carro, imóveis, etc.). Também alertamos para os empreendedores não divulgarem publicamente sua oferta de captação. Caso desejem fazer isto, devem previamente verificar as exigências da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O Investimento Anjo é uma atividade privada, sendo negociado diretamente entre o empreendedor e o investidor. A Anjos do Brasil apenas facilita o contato de ambos privadamente, não intermediando nem cobrando nenhuma taxa ou comissão de nenhuma das partes. |