Para Investidor• Introdução
|
Mais do que retorno financeiro, existe a satisfação de ajudar a construir algo novoAplica dinheiro e empresta experiência: assim é o investidor anjo que, além de dinheiro, traz para startups conhecimentos, aprendizados e sua rede de relacionamentos, aumentando significativamente as chances de sucesso do negócio.
Em troca do investimento, o investidor anjo recebe uma participação societária e minoritária no negócio. Não ocupa posição executiva na empresa investida, mas ajuda abrir portas, orienta no processo de formação do negócio e compartilha sua experiência, ajudando o empreendedor a não cometer erros que ele mesmo fez no passado.
Normalmente o anjo investe em setores que tem conhecimento, porque isso o ajuda na avaliação do negócio, assim como na hora de orientar o empreendedor. O nome "anjo" é uma referência aos patrocinadores que bancavam peças teatrais na Broadway e ganharam esse apelido na década de 90. Aqui no Brasil, a figura do investidor anjo ainda não é muito comum. São poucos os que correspondem a este perfil, mas o número vem aumentando lentamente, acompanhando o crescimento do mercado. De modo que esta tem se tornado uma tendência mais e mais recorrente. |