No Brasil, esse ecossistema vem se consolidando, com empreendedores com projetos mais maduros e agentes do ecossistema mais capazes de apoiar estes projetos. Mas, conversando com especialistas, vemos que ainda é preciso continuar evoluindo.
De acordo com Renato Valente, da aceleradora Wayra, falta um giro maior de empresas investindo e também é preciso aumentar a base desse ecossistema, nas palavras dele: “Melhoramos bastante, temos mais empreendedores e o nível deles está melhorando, mas acho que falta volume e investimentos maiores. Muitos desses investimentos ainda são feitos por fundos de fora porque os brasileiros só investem até um certo nível. Com isso, essa base não está sendo totalmente atendida”.
Já Pedro Englert, CEO da StartSe, chamou atenção para as questões regulatórias e fiscais que precisam melhorar para incentivar o ecossistema brasileiro.
Educação
Para Alan Leite, da Startup Farm, e Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora, ainda há uma grande lacuna no âmbito educacional. Para eles, falta ensino de qualidade nas escolas de negócios do país porque elas ainda estão distantes da realidade do empreendedor e do seu ecossistema.
Se interessou pelo tema? Na última Conferência da Anjos do Brasil foi realizada uma roda de conversa com vários agentes e atores do ecossistema, onde discutiram sobre diversos temas e tiraram dúvidas. Para saber mais assista o vídeo completo clicando aqui.